Okinawa

Meu cunhado é japonês e seu irmão jogava no time dos Okinawa de São Paulo como convidado. Eles aceitam um cara de fora nos campeonatos, pode ser brasileiro, japa, porque Okinawa não á japa, é Okinawa mesmo, os caras não se bicam, há até uma rivalidade entre eles. O grupo de Campinas é considerado o melhor entre eles, já foi várias vezes campeão do Estado. É isso aí.


Cultura 5 x 7 Okinawa

Léo mostrou que sabe tudo, grande jogo fechou o gol, golaço de Tedão, segundo com a chuteira nova, outro golaço do Rubinho por cobertura o cara ficou maluco, gol de craque mesmo, outro do Paraíba, chutador de primeira, outro do Du que não vi e o outro não sei; alguém me ajuda.
Minhas desculpas ao Meninão, tirei um gol dele porque pisei sem querer no pé do cara e pedi para parar o jogo bem na hora em que ele ia fazer o gol.
Aguardamos a análise do Carlinhos.

Três mosqueteiros

Três mosqueteiros
Essas chuteiras trarão muitas alegrias

Cultura

Cultura
Foto do Zé

Okinawa

Okinawa
Okinawa

Marcinho

Marcinho
Não saiu na foto com o grupo, estava se perfumando

Jogo contra OAB quinta - 26/08/2010

Israel, Tedão e aquele que escreve conferiram, primeiro do Israel chutando de fora da área, será que foi de bico? Lembrou o tempo do tio do meu pai, Brás de Oliveira que jogou no São Cristóvão e meteu 9 numa partida oficial. Morreu pobre e cego, mas meteu 9 e isso ninguém tira, nem a porra do diabétis que levou sua visão. Golaço de Tedão de falta que honrou a estréia da chuteira nova e dois meus que divido com o chutador Paraíba que meteu um balaço na trave dos caras, para surpresa do Magrão, -zagueiro dos caras- que não acredita que tomou pau; e outro com o Jefferson que me serviu com um passe na medida, foi só empurrar e sair pro abraço; para desespero do Henrique que saiu caçando Capivara e dessa vez não empatou porra nenhuma. Quem não se lembra da última vez que recebemos a OAB, viramos pra cima deles um jogo quando perdíamos por 2 a 0, para 5 a 2 e depois deixamos que eles chegassem. No último gol, ele bradou em alta voz "EU EMPATO O JOGO".
Destaques: Aniversário do Du,
Time compacto, focado no resultado, não brigou entre si,
Meninão brilhou trabalhando pelo time, me colocou na cara do gol;
Leo fechou o gol e meteu as bolas quase na área adversária, parabéns Leo; Maurão perdeu a cabeça e chamou o ca(....)ra de Mariquinha.

Jogo contra o Círculo Militar Sábado 21/08/2010

Sábado o resultado de 0 a 0 mantém o Tabu contra o Círculo Militar. Jogamos na casa deles contra um time do Índio, Cirurgião Plástico fudidão da cidade. Embora o jogo tenha sido no campo de cima que é uma bosta, foi tranquilo,
Mais ou menos:
Início de discussão do Zagureirão deles com o Israel - o time deles sacou o cara;
Entrada e saída do Rubinho; jogou 20, 30 ou 40 min? Há controvérsias
Confusão na mesa do bar: o Índio que não foi ao jogo realizado no Cultura soube de uma briga do centro avante Paulinho e achou que era eu; precisou chamar o cara que brigou para ver que não era; eta porra

Jogo contra o Círculo Militar

Jogo contra o Círculo Militar
Jogo contra o Círculo Militar só falta o lacinho

terça-feira, 29 de junho de 2010

Isotônico x Hidrotônico

Muitos me perguntam sobre esta matéria, aí está o esclarecimento:

O isotônico é uma bebida energética formulada através de água, carboidratos e uma alta concentração de sais minerais, o que é essencial para quem pratica exercícios físicos em alta intensidade. Como está na mesma composição do organismo do ser humano, a reposição de eletrólitos é bem mais rápida que o normal. No mercado encontram-se nesse segmento as marcas Gatorade, Powerade e Marathon.

Já o hidrotônico é formada pelas mesmas substâncias que o isotônico, porém com menos eletrólitos, o que é mais indicado para o dia-a-dia, como no trabalho, durante os estudos ou no trânsito e também para atletas que fizeram um treinamento mais moderado, sem tanto desgaste físico e perda de água pelo suor. Esse repositor pode ser encontrado nas bebidas como o i9.

Ou seja, quem praticar exercícios mais intensos e que resultem em um desgaste muito grande, é recomendado o isotônico. Para os exercícios mais moderados, mas que mesmo assim necessitem de uma reposição líquida de sais minerais, o hidrotônico é a melhor opção.

As funções
A prática de exercícios físicos traz ao atleta um desgaste natural, o que faz dos repositores líquidos uma ótima opção para o corpo manter-se equilibado. “Com a prática de exercícios perdemos sais minerais, como sódio e potássio, e ainda gastamos energia. Estes produtos servem para repor isso e manter nosso rendimento no exercício”, afirma Luís Ricardo de S. Alves, nutricionista esportivo da Nutrição Fácil.

Por causa do alto desgaste físico, a água pode não ser suficiente para recompor os sais minerais. “Quando corremos perdemos muito líquido pelo suor, e com ela também se vai os sais minerais. Então a água pode não ser suficiente para essa reposição, precisando dessas bebidas”, completa Ana Paula Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé.

Indispensável?
Para muitos atletas, os isotônicos e hidrotônicos são indispensáveis e estão presentes nas maiorias dos treinos e provas. Mas, eles são tão indispensáveis assim? Para o nutricionista Luís Ricardo eles não são tão insubstituíveis.

“Dependendo do tipo de treino e intensidade, os corredores não precisam deles em nenhum momento. Mas dependendo da prova, como uma maratona, esses produtos são indispensáveis, como também o uso de carboidratos”, diz.

Para o seu uso, fica a dica da Ana Paula sobre o momento certo de usufruí-los. “Eles podem ser ingeridos antes, durante e depois da prova. Se o atleta se alimentou antes, é melhor esperar para bebê-los após 40 minutos. Ao final do exercício também é recomendável para equilibrar o nível celular”, finaliza.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Endorfina

O que é endorfina?
Autor: Nei Silva (Portugal)


ENDORFINA é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo na glândula hipófise. Sua denominação se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico). A dificuldade na coleta desse hormônio na região de sua produção explica muito das controvérsias a seu respeito. O número de estudos sobre ele vem sendo bastante incrementado ultimamente, mas, por essas pesquisas serem realizadas na maioria das vezes em animais, muitas dúvidas ainda persistem. O que se sabe, com certeza é que a endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. Nos últimos trinta anos autores como Harber & Sutton, McGowan, Shyiu , Hoffmann e Heitkamp muito contribuíram para o que hoje se conhece sobre endorfina, como:

Além do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlem a reação do corpo à tensão, regulando as algumas funções do sistema nervoso autônomo como as contrações da parede intestinal e determinando o humor. Elas podem também regular a liberação de outros hormônios. Provavelmente parte da capacidade da acupuntura em aliviar a dor seja devida ao estímulo da liberação de endorfinas. Uma vez estimulados pelas agulhas nos terminais nervosos ("pontos") é gerado um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, ou seja, é produzido o efeito analgésico na região cerebral. Além disso, ocorre liberação de endorfina no local inflamado.

Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. É o que leva ao momento de tranquilidade e paz que os atletas encontram após as atividades físicas. Outros estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após exercícios de endurance como uma maratona.

Por ser um "analgésico natural" leva a uma sensação de bem-estar e tranquilidade podendo inibir o estresse.

Endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso.

ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer. Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia,bem estar e é sinônimo de saúde.

As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos.

O que as Endorfinas fazem no nosso corpo?
• Melhoram a memória;
• Melhoram o estado de espírito (bom humor);
• Aumentam a resistência;
• Aumentam a disposição física e mental;
• Melhoram o nosso sistema imunológico;
• Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
• Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos;
• Aliviam as dores.

Atualmente sabemos que a endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol. Após uma maratona observou-se aumento nos níveis sanguíneos de ACTH e endorfina. Esse aumento ocorreu de forma muito semelhante nos dois hormônios, alcançando seu pico no final da corrida (cerca de 5 vezes maior do que no repouso) e retornando ao níveis de repouso após 24 horas.

domingo, 6 de junho de 2010

Cultura 4 x Time de um bairro ai 1

Destaque para Lemão Galego, meteu 3 gols, sem perdão. O outro acho que foi do Paraíba.

Deu o time favorito na Copa Terrão, mas quem ganhou a final?

Jogo disputado, acabou prevalecendo a lógica. O time favorito ganhou. O jogo foi igual, a zaga campeã marcou forte, segurou pela camisa, não sei se a mesa viu, se viu não se manifestou. Enfim, parabéns ao time do Claudiumil, Meninão, Careca, Presidente. E parabéns ao Joaquinzão, apitou com a serenidade costumeira. Mas quem ganhou a final afinal? Campeonato é campeonato, valeu tudo? Acho que a gente perde um pouco a razão dentro do campo, não me excluo. Tento não perder para estar em paz comigo mesmo depois.